Secretaria de Planejamento divulga resultado do Orçamento Participativo

Após ouvir os munícipes, a Secretaria Municipal de Planejamento divulga o resultado do Orçamento Participativo. Para compreender as necessidades mais específicas de Cubatão, a cidade foi dividida em regiões. Após apuração dos votos das regiões do município, os assuntos mais apontados foram saúde – 17,9%, infraestrutura – 14,5% e educação 12,3%.

O resultado completo com os gráficos pode ser acessado em https://orcamentoparticipativo.cubatao.sp.gov.br. No total, 170 votaram e ainda cinco pessoas de outras cidades participaram. Além da votação, todos puderam deixar sugestões que serão encaminhadas às secretarias da Prefeitura para ciência.

Confira as três prioridades de cada região:

Região 1: Jardim Casqueiro, Vila Ponte Nova, Vila Bandeirantes, Vila dos Pescadores, Vila Pelicas, Parque São Luís, Sítio São Luís, Conjunto Residencial Rubens Lara, Conjunto São Judas Tadeu, Ilha Caraguatá, Projeto São Pedro, Projeto São Benedito, Projeto São José e Projeto Nhapium. As três prioridades são:

cultura – 17%;

educação – 16%;

saúde – 14%.

Região 2: Jardim Nova República ( Bolsão 8), Conjunto Residencial Papa João Paulo II ( Bolsão 7) e Jardim Real ( Bolsao 9). As três prioridades dessa região:

saúde –  31%

infraestrutura – 25%

educação – 18%

Região 3: Vila Natal, Costa Muniz, Caminho 2, Conjunto Residencial Mário Covas, Vale Verde, Vila Esperança, Sítio Novo, Ilha Bela, Morro do Índio, Imigrantes e Vila Noel. Prioridades:

saúde – 23%

emprego – 19%

educação – 18%

Região 4: Vila Santa Rosa, Vila Couto, Vila Padre Manoel da Nóbrega, Vila Paulista, Vila Nova, Curtume, Jardim 31 de Março e Vila São José. As três prioridades dessa região:

saúde – 18%

infraestrutura – 14%

educação – 14%

Região 5: Vila Elizabeth, Sítio Cafezal, Parque Fernando Jorge, Vila Santa Tereza, Vila Santa Úrsula, Vila Canadá, Três Marias, Jardim das Américas, Jardim da Indústrias, Conjunto Marechal Rondon, Jardim Costa e Silva, Jardim Anchieta, Jardim São Francisco, Conjunto Afonso Schmidt, Jardim Anchieta, Jardim Nossa Senhora de Fátima e Centro.

As três prioridades da região:

saúde – 21%

infraestrutura – 20%

esporte e lazer – 18%

Região 6: Vila Fabril, Vila Light, Pinhal do Miranda, Cota 200, Pilões  e Água Fria. Prioridades da região:

habitação – 25%

infraestrutura – 17%

saúde – 17%

Região 7: Mantiqueira, Posto Paulínia, Areais e Zona Industrial. As prioridades dessa região:

segurança Pública – 50%

habitação – 33%

esporte e lazer – 17%

Região 8: Pessoas não residentes no município de Cubatão. Prioridades dessa região:

cultura e turismo – 20%

educação – 13%

meio ambiente – 13%

Orçamento participativo – durante todo o mês de março, a população pôde voltar e fazer sugestões para o Orçamento do município para 2024. A participação tem por objetivo proporcionar aos munícipes a colaboração para que os recursos previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) sejam aplicados de forma mais participativa e transparente, privilegiando o desenvolvimento do município via atendimento das questões mais urgentes na vida do cidadão cubatense.

A LDO é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Promovendo a participação popular na definição das prioridades para os investimentos públicos no município, a Prefeitura Municipal de Cubatão, que a partir deste ano está entregando um site exclusivo para o Orçamento Participativo, segue buscando alcançar o desenvolvimento socioeconômico e justiça social.

Todas as indicações sugeridas são avaliadas pela Administração Municipal visando ao atendimento da demanda pleiteada por programas específicos  (indicação popular) ou por programas que já estiverem contemplados dentro do orçamento municipal.

Por: Marisol de Andrade/Secom