Prefeitura inicia discussão do Orçamento Participativo com a população para 2020

Acompanhe as próximas plenárias para indicar as demandas dos bairros e eleição dos delegados

Com a eleição de quatro delegados e a indicação de 25 demandas de obras e melhorias para as vilas Natal e Esperança, a Prefeitura de Cubatão deu início na noite desta sexta-feira (12), na UME D. Pedro II, às sessões plenárias para a elaboração do Orçamento Participativo do município para 2020, em cumprimento à Lei 10.257 de 2001.
Com o slogan “Sua voz construindo nosso futuro”, o Orçamento Participativo vai discutir onde investir a receita prevista de pouco mais de R$ 1.2 bilhão para 2020 com os moradores de todos os bairros do município, dividido em seis regiões.
Na noite desta sexta-feira, com a participação do vice-prefeito Pedro de Sá Filho, do secretário de Assistência Social Sebastião Ribeiro do Nascimento (o Zumbi) e dos vereadores Laelson Batista (o Lalá), Érica Verçosa e Márcio Silva Nascimento (o Marcinho), ocorreu a eleição de quatro delegados e a discussão do Orçamento Participativo da Região III, que engloba moradores da Vila Natal e da Vila Esperança.
Delegados – Para um mandato de dois anos foram eleitos delegados do Orçamento Participativo da região III os munícipes Anderson Rosa Matias, Petronilo de Souza e Antônio Procópio Pires, representando a Vila Natal. Pela Vila Esperança foi eleito Alan Mota.
Demandas – Durante a plenária os moradores apresentaram 25 propostas de obras e melhorias para os bairros, das quais três foram as mais votadas: cobertura do canal da Rua 8 (Vila Natal) – com implantação de jardim e área de lazer e melhorias na drenagem evitar alagamentos. Duas propostas ficaram empatadas em terceiro lugar: urbanização e limpeza de esgoto na Vila Natal.
As demais demandas, todas da Vila Natal – com exceção de uma da Vila Caique e outra do Sítio Novo, foram: melhorias na segurança do bairro, cursos para geração de renda, fechamento do acesso da Via Anchieta (para retornar pela UME Dr. Luiz Pieruzzi Neto), melhorias para saúde, ciclovia, instalação de lombadas, revitalização do bairro, urbanização, alteração do itinerário da linha 13, UPA (Sítio Novo), escritura definitiva das casas, construção de creches, sinalização da ciclovia, melhoria no transporte público, iluminação das ruas e passarelas, área de lazer, limpeza fluvial, geração de empregos, manutenção da ciclovia e construção de praças.
Próximas Plenárias – Região I dia 15, às 19 horas na UME Antônio Ortega Domingues (Rua Martim Afonso, 160 – Jardim Casqueiro). Bairros abrangentes: Jardim Casqueiro, Vila dos Pescadores e Parque São Luiz.
Região II dia 16, às 19 horas na UME Martim Afonso de Souza (Av. Dep. Emílio Justo, 50 – Jardim Nova Republica). Bairros: Jardim Nova República, Bolsões e Ilha Caraguatá.
Região V – dia 18 às 19 horas na UME Padre José de Anchieta (Rua Salgado Filho, 130 – Parque Fernando Jorge). Bairros: Centro, Vila Couto, Vila Elizabeth, Jardim São Francisco, Jardim Costa e Silva, 31 de Março e Vale Verde.
Região VI – dia 19, às 19 horas na UME Estado de Alagoas (Rua Faixa do Oleoduto, s/nº – Pinhal do Miranda). Bairros: Fabril, Pinheiro do Miranda, Cotas, Pilões, Mantiqueira, Vila Noel, Vila Light e Jardim São Marcos.
A última plenária será da Região IV no dia 22, às 19 horas, na UME João Ramalho (Av. 9 de Abril, 4000 – Vila Nova), com os moradores das Vilas Nova, Santa Rosa e São José.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de fotos – CLIQUE AQUI